Incentivada pela variedade das raças, pela facilidade na importação de animais e pelo desenvolvimento de técnicas nacionais para a criação de acordo com o clima brasileiro, a columbofilia vem despertando interesse crescente nos últimos anos. O hobby, que inclui duas grandes categorias de pombas - as ornamentais (também conhecidas como domésticas) e as silvestres - é cheio de detalhes e exige dedicação, mas gratifica o criador no aspecto estético ou mesmo no financeiro, uma vez que as espécies mais raras podem alcançar preços elevados (até R$ 5mil).
Quem pretende começar uma criação pode escolher entre essas duas categorias, cujos exemplares são originários de vários partes do mundo. As ornamentais, derivadas da mesma espécie das pombas comuns que vemos nas ruas, ganharam características nobres na plumagem, nas cores e no tamanho em conseqüência do trabalho genético. Podem ser mantidas em cativeiro ou em liberdade. Já as pombas silvestres apresentam espécies variadas, com cores, tamanhos e hábitos diferentes. Mas todas, necessariamente, devem ser mantidas em cativeiro.
É bom lembrar que o criador de pombas deverá adquirir somente espécies de outros países, e por duas razões. A primeira é que a lei não permite a manutenção das nacionais sem registro no IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). A segunda é que as poucas variedades brasileiras encontradas na natureza (como Asa Branca e Azulona) não têm um colorido bonito a ponto de atrair o interesse de criadores e compradores.
É fundamental também a leitura de bons livros sobre pombos (veja Ficha) e consulta a criadores experientes. Aliás, seja qual for sua escolha, uma boa dica é começar a coleção com um casal de espécies ou raças não muito caras.
Outro ponto importante é a questão sanitária, uma vez que muitos centros urbanos têm problemas com a superpopulação de pombas. Soltas nas ruas, elas se alimentam de quase tudo o que encontram, inclusive lixo. Contaminados e muitas vezes doentes, tornam-se transmissoras de enfermidades ao homem. Esse não é o caso das pombas ornamentais ou das silvestres, mantidas em boas condições de higiene com alimento selecionado e fresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário