quarta-feira

Veja quais são as doenças transmitidas pelos pombos:



Criptococose

Causada pelo fungo Cryptococcus neofarmans, é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, confusão mental e micose.

Histoplasmose

Causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Pode haver uma infecção sem sintomas. Se houver sintomas, pode haver febre, dor torácica, tosse, mal-estar geral, debilidade, anemia e micose.

Ornitose

Causada por um microorganismo intracelular chamado Chlamydia psittaci, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes e secreções de pombos contaminados. É uma doença infecciosa aguda, cujos sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e tosse.

Salmonelose

Causada por bactérias do gênero Salmolella, é transmitida pela ingestão de alimentos com partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, diarréia, vômitos e dores abdominais.

Alergias

Causadas pelo contato com ácaros provenientes dos pombos ou de seus ninhos. Os sintomas são irritação e pruridos de peles, além de coriza. Em crianças e idosos, é comum bronquite asmática alérgica.



Anticoncepcional para pombos


Tem gente que gosta e até joga quirela, pão, ou qualquer outra comida para alimentá-los. Outros têm pavor e passam longe, reclamando da sujeira que eles fazem. Eles, neste caso, são os pombos, aves encontradas aos montes em praticamente todo o Brasil. Arrulhando e sujando prédios, fachadas, monumentos e carros, eles se multiplicam principalmente nos grandes centros urbanos.

Mas em Goiânia, a reclamação dos moradores foi tamanha, que obrigou os vereadores a aprovarem em primeira votação, um projeto para controlar a quantidade de pombos na capital de Goiás. De autoria do vereador Maurício Beraldo (PSDB), a matéria prevê que o controle dos bichinhos seja feito com o uso de anticoncepcionais, e ainda com a proibição de alimentar as aves.

E ainda tem mais. O projeto envolve campanha educativa através dos meios de comunicação, para informar o público sobre as doenças que as fezes dos pombos podem transmitir aos seres humanos.

Caso seja aprovado, os pombos receberiam anticoncepcionais importados dos Estados Unidos. Mas algumas autoridades acreditam que o produto pode afetar outras aves, pois seria impossível controlar o uso do medicamento apenas para os pombos.